Câmara Metropolitana discute no Patronato o futuro do desenvolvimento urbano de Nova Iguaçu

Nova Iguaçu abriu as portas para receber as oficinas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sobre o tema Modelar a Metrópole. O evento aconteceu no dia 21 de junho, no Centro Social São Vicente (Patronato), sendo realizado pela Câmara Metropolitana. O evento reuniu várias autoridades da Baixada Fluminense para debater e discutir problemas que afetam a região e de que maneira a região urbana pode ser trabalhada e desenvolvida para o futuro. O evento foi aberto pelo diretor-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro “Nesta região estamos nos aproximando de um processo de integração para olharmos para a Baixada. Estou falando de movimento urbano. A visão regional e integrada”,disse Vicente Loureiro. Segundo ele, o evento foi para discutir diagnósticos das condições de vida da região e desenhar uma visão de futuro.

“Como nós podemos imaginar o futuro da Região Metropolitana em 2040? É para isso que convidamos representante de toda a Baixada”,comentou Vicente. Para ele o foco é o campo do desenvolvimento urbano com grandes dimensões. Podendo destacar o saneamento, esgoto, drenagem, lixo, mobilidade urbana, transporte, e habitação.  Participaram das oficinas dirigentes de entidades empresariais, secretários municipais, sociedade civil,empreendedores privados,organizações não governamentais, professores de universidades,representante de concessionárias,conselheiros de diversas áreas de atuação, e poder público de municípios da Baixada. Foram debatidos vários tópicos para o desenvolvimento da Região Metropolitana, como Linhas de metro para a Baixada, desenvolvimento econômico e de oportunidades,saneamento básico,despoluição urbana,pacto federativo,planejamento urbano,valorização do patrimônio histórico,reativação do aeroporto em Nova Iguaçu,segurança pública,guardas municipais,recursos hídricos,cultura e lazer, cultura,lazer e esporte. Gestão metropolitana, investimento dos profissionais na educação, gestão do contorno por bacia hidrográfica. O evento contou com a presença de Ricardo Pontual arquiteto e urbanista “É um plano que já deveria ter acontecido há muito tempo. A maioria da região metropolitana como São Paulo, a região de Belo Horizonte, Recife  já contam com plano urbano a muitos anos. Que no caso praticamente  o Rio de Janeiro  nunca houve um plano metropolitano”,falou Ricardo. Na opinião de Victor Loureiro subsecretario do Observatório de Municipal de Nova Iguaçu “Nesta região estamos nos aproximando a um processo de integração para olharmos para a Baixada. Estou falando de movimento urbano”,afirmou Victor. A participação da sociedade para o plano integrado. “Estamos fazendo visitas em diversas áreas da região metropolitana para ouvir a sociedade e pautar todas as ações que a gente pretende executar”,explicou Alexandre  Weber, economista e coordenador técnico do consórcio Modelar a Metrópole. O consórcio Modelar a Metrópole surgiu após a criação do Estatuto da Metrópole em janeiro de 2015. Os trabalhos iniciaram em janeiro e terminará em junho de 2017 com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado.Segundo  o assessor do governo Jorge Gama Barros construir portanto este conjunto de medidas é extremamente proveitoso para a região.

 

 

 

Polícia Militar vem combatendo o tráfico de drogas

A polícia militar apreendeu no dia 8 de julho, na Rua Floresta Miranda, bairro do K11, Nova Iguaçu três elementos que portavam 260 sacolés de cocaínas, 45 pedras de crack, 215 sacolés de maconha. Os elementos foram conduzidos a DP e foram autuados no art.33 da Lei 11343/06 permanecendo presos.

Granada é encontrada no bairro do Paiol

Policiais encontraram na manhã do dia 8 de julho, uma granada na Rua Capitão Alfredo Antunes, bairro do Paiol, Nilópolis. Uma guarnição esteve no local e observou que a granada estava com pino e alça. Devido ao grande fluxo de pessoas que passavam por ali, para a segurança das pessoas a granada foi encaminhada ao 57º DP onde foi apreendido.

Segurança para Nova Iguaçu

O 20º Batalhão da Polícia Militar de Mesquita está fazendo um trabalho de qualidade na segurança dos bairros de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. O Tenente Coronel Dantas tem atuado com a sua equipe de policiais na segurança da população. Vem ocorrendo repreensão de bailes funk irregulares no interior de comunidades, a exemplo Buraco do Boi.

Repórteres exercem dupla função

O Sindicato dos Jornalistas do Município e o Sindicato dos Radialistas do Estado neste mês de maio informou ao Ministério do Trabalho sobre o acúmulo de função de repórteres cinematográficos, que são pressionados a trabalhar como auxiliares de câmera, conforme denúncia da Comissão de Empregados. A Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Acerp) – fornecedora de conteúdo para a TV Brasil – e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) serão convocadas para mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho. Esta é a segunda vez que a Acerp é denunciada ao Ministério do Trabalho pelo Sindicato dos Jornalistas em menos de dois anos.

Direitos da Mulher completa um ano

Nilópolis comemorou no dia 27 de agosto com as superintendências municipais dos Direitos da Mulher e da Promoção de Igualdade Racial, o aniversário de um ano da Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a entrega de certificados do curso Negras Criativas.

Palestra sobre deficiente visual no MAB de Nova Iguaçu

No dia 27 de setembro às 14hs, o MAB estará realizando uma reunião para pessoas com deficiência visual. O palestrante é Alexandre do Sindicato de Deficiente Visual do Rio de Janeiro.

Quem está online
Nós temos 34 visitantes online
Contador de Acessos
Visualizações de Conteúdo : 83317
Clima Tempo

Empresas de rádio e TV recusam negociar salário digno para jornalistas

Os representantes das empresas de rádio e TV não apresentaram nenhuma solução na última rodada da campanha salarial, realizada na sexta-feira (06/06). Foram mantidas as cláusulas da proposta anterior,consideradas insuficientes pela categoria,que rejeitou em assembléia.