Universidade Rural apresenta a primeira defesa de mestrado

Momentos de comemorações e dever cumprido nessa etapa da primeira apresentação de defesa de dissertação de mestrado foi realizado no dia 25 de fevereiro, às 9h, no auditório de Pós-graduação do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-Nova Iguaçu) pela disciplina “Patrimônio, Cultura e Sociedade”. O tema apresentado: “Seu Lugar é no Museu” A atuação do museu vivo do São Bento na construção de sentidos sobre o patrimônio da Baixada Fluminense. A mestranda Tatiane Oliveira de Assumpção Cordeiro foi orientada pela Profª. Drª. Raquel Alvitos Pereira. Participou da banca examinadora o Prof. Dr. Claudio Antonio Santos Lima (UFRRJ), Prof .Dr. Mario de Souza Chagas (UNIRIO),e o Prof. Dr. Uhelinton Fonseca Viana (UFF). Segundo Tatiane, É muito importante desenvolvermos a ideia de que o lugar de todos nós é também no museu. “Eu retirei essa frase de que o lugar é no museu de um jogo chamado ‘League of legends-Lol’  onde o personagem, ao longo da partida diz ao seu inimigo essa frase por acreditar que ele está antigo e capacitado no jogo, então isso faz alusão aos museus como lugares e coisas mortas e antigas. Então eu a uso no título do meu trabalho dessa dissertação no sentido de ressignificar e valorar e o papel que os museus podem ter. Eu retomo a frase e a inscrevo numa perspectiva mais  propositiva e até mesmo provocativa buscando recuperar o sentido dinâmico que os museus podem ter hoje. Já que eles abrigam experiência e cultura viva.

Eu acho que é isso que ela acrescenta no trabalho. Nessa dissertação, por eu estudar o museu vivo de São Bento, que é uma instituição expoente na Baixada Fluminense, compreendo que esse museu é um lugar que para ser apropriado o patrimônio cultural da história e da memória da Baixada Fluminense, para o desenvolvimento local e também é um espaço a ser apropriado e utilizado a serviço da justiça social e da dignidade humana. Então é por isso que o nosso lugar é, sim,no museu. Então essa frase traz todo esse sentido e acrescenta essa perspectiva mais ampliada de museu e de patrimônio no trabalho”,disse Tatiane Oliveira de Assumpção Cordeiro (mestre)mestre. Segundo Otair Fernandes de Oliveira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura, e Sociedade (PPGPACS-UFRRJ) está à frente do programa e hoje na coordenação marca o encerramento de um ciclo que iniciou em 2013.“Pra nós que estamos à frente do programa e hoje na coordenação esta defesa marca o encerramento de um ciclo que foi iniciado em 2013, com um grupo de professores do Núcleo de Patrimônio,Arquitetura e Memória Fluminense (NUPAM)e que desenvolveram a ideia de criar o programa de Pós-Graduação stricto sensu Núcleo de Patrimônio, Arquitetura e  Memória Fluminense. Em Patrimônio,Cultura e Sociedade na Rural de Nova Iguaçu. É motivo de muito orgulho a primeira dissertação defendida do (PPGPACS) sobre o museu Vivo de São Bento. Parabéns à mestre Tatiane e sua orientadora Raquel pelo belo trabalho que sem dúvida serve de estímulo para esse novo ciclo que se inicia de produção de conhecimento no campo do patrimônio cultural na região da Baixada. É uma honra participar desse momento em que estamos coroando a primeira turma a se formar do curso de mestrado em Patrimônio,Cultura e Sociedade, de 2017/2019.”,comentou Otair Fernandes de Oliveira. Segundo a orientadora Raquel Alvitos Pereira,é o dever de papel cumprido. “Fico muito feliz por ter cumprido meu papel social como servidora pública de uma universidade federal que tem um campo de expansão no município de Nova Iguaçu e por ser a primeira orientadora. Acho que o trabalho da Tatiane tem o mérito de atingir esse sentido maior de conhecimento que é ter uma dimensão acadêmica sem deixar de lado essa dimensão social para a Baixada Fluminense.”, concluiu Profª e Drª  Raquel Alvitos Pereira.

 

 

Polícia Militar vem combatendo o tráfico de drogas

A polícia militar apreendeu no dia 8 de julho, na Rua Floresta Miranda, bairro do K11, Nova Iguaçu três elementos que portavam 260 sacolés de cocaínas, 45 pedras de crack, 215 sacolés de maconha. Os elementos foram conduzidos a DP e foram autuados no art.33 da Lei 11343/06 permanecendo presos.

Granada é encontrada no bairro do Paiol

Policiais encontraram na manhã do dia 8 de julho, uma granada na Rua Capitão Alfredo Antunes, bairro do Paiol, Nilópolis. Uma guarnição esteve no local e observou que a granada estava com pino e alça. Devido ao grande fluxo de pessoas que passavam por ali, para a segurança das pessoas a granada foi encaminhada ao 57º DP onde foi apreendido.

Segurança para Nova Iguaçu

O 20º Batalhão da Polícia Militar de Mesquita está fazendo um trabalho de qualidade na segurança dos bairros de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. O Tenente Coronel Dantas tem atuado com a sua equipe de policiais na segurança da população. Vem ocorrendo repreensão de bailes funk irregulares no interior de comunidades, a exemplo Buraco do Boi.

Repórteres exercem dupla função

O Sindicato dos Jornalistas do Município e o Sindicato dos Radialistas do Estado neste mês de maio informou ao Ministério do Trabalho sobre o acúmulo de função de repórteres cinematográficos, que são pressionados a trabalhar como auxiliares de câmera, conforme denúncia da Comissão de Empregados. A Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Acerp) – fornecedora de conteúdo para a TV Brasil – e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) serão convocadas para mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho. Esta é a segunda vez que a Acerp é denunciada ao Ministério do Trabalho pelo Sindicato dos Jornalistas em menos de dois anos.

Direitos da Mulher completa um ano

Nilópolis comemorou no dia 27 de agosto com as superintendências municipais dos Direitos da Mulher e da Promoção de Igualdade Racial, o aniversário de um ano da Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a entrega de certificados do curso Negras Criativas.

Palestra sobre deficiente visual no MAB de Nova Iguaçu

No dia 27 de setembro às 14hs, o MAB estará realizando uma reunião para pessoas com deficiência visual. O palestrante é Alexandre do Sindicato de Deficiente Visual do Rio de Janeiro.

Quem está online
Nós temos 3 visitantes online
Contador de Acessos
Visualizações de Conteúdo : 352463
Clima Tempo

Empresas de rádio e TV recusam negociar salário digno para jornalistas

Os representantes das empresas de rádio e TV não apresentaram nenhuma solução na última rodada da campanha salarial, realizada na sexta-feira (06/06). Foram mantidas as cláusulas da proposta anterior,consideradas insuficientes pela categoria,que rejeitou em assembléia.