Professores estão preocupados com futuro do Instituto de Educação Rangel Pestana

Um prédio com suas tradições, considerado de um  estilo legitimamente nacional e que a qualquer momento pode ter às suas  portas fechadas.Esse é o Instituto de Educação Rangel Pestana, que teve inicio com a primeira turma 1965. O Grupo Escolar existe desde 1933. O Instituto de Educação Rangel Pestana resultou da fusão dos dois estabelecimentos de ensino em 1972. Uma das escolas mais tradicionais em Nova Iguaçu, o Instituto de Educação Rangel Pestana é reconhecido pela excelente qualidade na formação de professores, mas de uns tempos para cá vem vivendo uma crise que não termina. No ano de 2012, com a entrada do novo diretor geral José Luis Carvalho, que substituiu a  diretora Luiza Leopoldina da Silva, eleita democraticamente pelos alunos e professores e foi exonerada por indicação do secretário Estadual de Educação Wilson Risolia, sem nenhuma explicação válida “O pior momento da escola são as relações entre professores e diretores. Para nós falarmos com a direção sobre qualquer assunto temos que aguardar aproximadamente de 40minutos à 1 hora para sermos atendidos pelos diretores.Esta nova direção que foi nomeada ano passado, não nos dá condições de dialogo. Eles desconhecem a importância  da comunidade para a escola.Essa nova direção desconhece a história e o significado do Instituto de Educação Rangel Pestana”,disse a professora da comunidade escolar que não quis se identificar.  Segundo as pesquisas, o Estado fecha por ano 55 escolas, deixando jovens e adultos fora da idade regular da educação básica. As unidades que são fechadas todos os anos são destinadas a alunos mais velhos, que na grande maioria trabalham durante o dia tendo apenas a noite para suprir a deficiência na educação e concluir o ensino médio e fundamental “O Rangel Pestana é uma escola que está bem localizada porque fica no  centro de Nova Iguaçu, e a maioria das pessoas que trabalham no comércio durante dia recorrem à  escola para se matricular no curso EJA e formação geral no horário da noite, e tentam com isso concluir os estudos. Mas infelizmente elas não poderão mais estudar na escola porque a  nova administração quer acabar com o curso de  formação geral noturno. Não haverá  matriculas abertas para este curso. A partir de 2014 as turmas de formação geral(noturno) não terão continuidade.O curso de Educação para jovens e Adultos (EJA),irá continuar porque a partir do ano que vem vai entrar a Nova EJA na escola.”,falou a professora da comunidade escolar.

Além das escolas do Rio serem fechadas, na Baixada não foi diferente em Japeri foram quatro escolas fechadas. O Instituto de Educação Rangel Pestana (IERP), é a primeira escola do Brasil a realizar eleições diretas para diretores “O que ainda impulsiona a escola é curso normal, que nos anteriores era 1.380 alunos, atualmente ensino médio curso normal  permanece com 1079 alunos. O Curso Educação Especial tinha 70 alunos, atualmente são 38 alunos.  O de formação geral contava com 930 alunos. Hoje o Ensino Médio atualmente 554 alunos (noturno). Nova EJA 209 (noturno). Atualmente no IERP. Estamos agoniadas porque a qualquer momento a escola pode fechar as portas”,concluíram as professoras da comunidade escolar de Nova Iguaçu. O curso normal no IERP,continua sendo um referencial na Baixada “O curso normal,tem nos beneficiado,o único problema é que nós queríamos após o estágio garantir uma vaga para lecionar aqui ou até mesmo em outra escola. O governo deveria nos valorizar mais como futuras profissionais.”,disse Thalita Lozano,1º ano do Curso Normal IERP.

 

Polícia Militar vem combatendo o tráfico de drogas

A polícia militar apreendeu no dia 8 de julho, na Rua Floresta Miranda, bairro do K11, Nova Iguaçu três elementos que portavam 260 sacolés de cocaínas, 45 pedras de crack, 215 sacolés de maconha. Os elementos foram conduzidos a DP e foram autuados no art.33 da Lei 11343/06 permanecendo presos.

Granada é encontrada no bairro do Paiol

Policiais encontraram na manhã do dia 8 de julho, uma granada na Rua Capitão Alfredo Antunes, bairro do Paiol, Nilópolis. Uma guarnição esteve no local e observou que a granada estava com pino e alça. Devido ao grande fluxo de pessoas que passavam por ali, para a segurança das pessoas a granada foi encaminhada ao 57º DP onde foi apreendido.

Segurança para Nova Iguaçu

O 20º Batalhão da Polícia Militar de Mesquita está fazendo um trabalho de qualidade na segurança dos bairros de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. O Tenente Coronel Dantas tem atuado com a sua equipe de policiais na segurança da população. Vem ocorrendo repreensão de bailes funk irregulares no interior de comunidades, a exemplo Buraco do Boi.

Repórteres exercem dupla função

O Sindicato dos Jornalistas do Município e o Sindicato dos Radialistas do Estado neste mês de maio informou ao Ministério do Trabalho sobre o acúmulo de função de repórteres cinematográficos, que são pressionados a trabalhar como auxiliares de câmera, conforme denúncia da Comissão de Empregados. A Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Acerp) – fornecedora de conteúdo para a TV Brasil – e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) serão convocadas para mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho. Esta é a segunda vez que a Acerp é denunciada ao Ministério do Trabalho pelo Sindicato dos Jornalistas em menos de dois anos.

Direitos da Mulher completa um ano

Nilópolis comemorou no dia 27 de agosto com as superintendências municipais dos Direitos da Mulher e da Promoção de Igualdade Racial, o aniversário de um ano da Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a entrega de certificados do curso Negras Criativas.

Palestra sobre deficiente visual no MAB de Nova Iguaçu

No dia 27 de setembro às 14hs, o MAB estará realizando uma reunião para pessoas com deficiência visual. O palestrante é Alexandre do Sindicato de Deficiente Visual do Rio de Janeiro.

Quem está online
Nós temos 2 visitantes online
Contador de Acessos
Visualizações de Conteúdo : 352722
Clima Tempo

Empresas de rádio e TV recusam negociar salário digno para jornalistas

Os representantes das empresas de rádio e TV não apresentaram nenhuma solução na última rodada da campanha salarial, realizada na sexta-feira (06/06). Foram mantidas as cláusulas da proposta anterior,consideradas insuficientes pela categoria,que rejeitou em assembléia.