Pe. Marcus diz que o tema “tráfico humano” encontra resistência dos católicos

A sociedade brasileira tem convivido com vários problemas que vêm crescendo  a cada dia: trabalho escravo,exploração sexual, o tráfico de crianças e a venda de órgãos. Em 2013, a Campanha da Fraternidade teve o tema “Campanha e Juventude” e o lema “Eis-me aqui e envia-me”. Este ano as Igrejas Católicas resolveram abordar o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”. O objetivo é conscientizar os fiéis sobre esta prática que vem ocorrendo em todo país. As igrejas estão sendo movimentadas com palestras para que as pessoas denunciem essas práticas às autoridades. A Campanha da Fraternidade 2014 aconteceu na Praça Nova Mesquita, em frente á Igreja São José Operário no dia 08-03 realizada pela Diocese de Nova Iguaçu. A missa foi celebrada pelo bispo Dom Luciano Bergamim contando com a participação de muitos padres,diáconos,seminaristas e ministros das diversas paróquias e comunidades. “Desde o fim do ano passado, na primeira formação pastoral, nos sentíamos responsáveis em acompanhar essa temática da Campanha do Tráfico Humano.Sábado passado foi a abertura oficial da Campanha da Fraternidade feita pelo bispo Dom Luciano Bergamim.E agora cada comunidade irá realizar sua formação para conscientização sobre o tema. Foi uma missa com todas as paróquias. É um tema presente para alguns e sendo novidade para outros. Nós temos esses impactos como tráfico de drogas,armas e depois de pessoas. Primeiro tem que haver a conscientização e conversar sobre o tema. Ainda encontramos um pouco resistência dentro da própria igreja. Os cristãos são resistentes a esse tema.” ,disse Pe. Marcus Barbosa Guimarães,Pároco da Catedral. Segundo as estimativas globais da Organização das Nações Unidas (ONU) mais de 2 milhões  de pessoas no mundo são vítimas do tráfico humano. O tráfico de pessoas é uma forma moderna de escravidão.Geralmente as vítimas são mulheres,crianças e adolescentes que são atraídos para exploração sexual ou mão-de-obra escrava.A  Campanha da Fraternidade será debatido durante todo o ano nas paróquias. O tema Fraternidade e Tráfico Humano mostra o lema “Que Cristo nos libertou”. “Nesse tema nós podemos trabalhar diversas maneiras como,por exemplo, comportamento humano e a justiça.Como tema ela não restringe somente no período da Quaresma ou até a Páscoa. Ela vai despertar e semear algo concreto. Tem também a Campanha da Fraternidade sobre deficientes,idosos e saúde. A campanha dará  continuidade durante todo o período do ano. Podemos citar a carta de Paulo,aos  Gálatas 5:1 que é a motivação de Cristo em nos despertar para a liberdade. A fé nos impulsiona.”,concluiu o Pe. Marcus Barbosa Guimarães.No 1º sábado após a quarta-feira de Cinzas a Diocese de Nova Iguaçu reuniu seus dez regionais para lançar de forma oficial Campanha da Fraternidade 2014, com o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”.

 

Polícia Militar vem combatendo o tráfico de drogas

A polícia militar apreendeu no dia 8 de julho, na Rua Floresta Miranda, bairro do K11, Nova Iguaçu três elementos que portavam 260 sacolés de cocaínas, 45 pedras de crack, 215 sacolés de maconha. Os elementos foram conduzidos a DP e foram autuados no art.33 da Lei 11343/06 permanecendo presos.

Granada é encontrada no bairro do Paiol

Policiais encontraram na manhã do dia 8 de julho, uma granada na Rua Capitão Alfredo Antunes, bairro do Paiol, Nilópolis. Uma guarnição esteve no local e observou que a granada estava com pino e alça. Devido ao grande fluxo de pessoas que passavam por ali, para a segurança das pessoas a granada foi encaminhada ao 57º DP onde foi apreendido.

Segurança para Nova Iguaçu

O 20º Batalhão da Polícia Militar de Mesquita está fazendo um trabalho de qualidade na segurança dos bairros de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. O Tenente Coronel Dantas tem atuado com a sua equipe de policiais na segurança da população. Vem ocorrendo repreensão de bailes funk irregulares no interior de comunidades, a exemplo Buraco do Boi.

Repórteres exercem dupla função

O Sindicato dos Jornalistas do Município e o Sindicato dos Radialistas do Estado neste mês de maio informou ao Ministério do Trabalho sobre o acúmulo de função de repórteres cinematográficos, que são pressionados a trabalhar como auxiliares de câmera, conforme denúncia da Comissão de Empregados. A Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Acerp) – fornecedora de conteúdo para a TV Brasil – e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) serão convocadas para mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho. Esta é a segunda vez que a Acerp é denunciada ao Ministério do Trabalho pelo Sindicato dos Jornalistas em menos de dois anos.

Direitos da Mulher completa um ano

Nilópolis comemorou no dia 27 de agosto com as superintendências municipais dos Direitos da Mulher e da Promoção de Igualdade Racial, o aniversário de um ano da Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a entrega de certificados do curso Negras Criativas.

Palestra sobre deficiente visual no MAB de Nova Iguaçu

No dia 27 de setembro às 14hs, o MAB estará realizando uma reunião para pessoas com deficiência visual. O palestrante é Alexandre do Sindicato de Deficiente Visual do Rio de Janeiro.

Quem está online
Nós temos 5 visitantes online
Contador de Acessos
Visualizações de Conteúdo : 355022
Clima Tempo

Empresas de rádio e TV recusam negociar salário digno para jornalistas

Os representantes das empresas de rádio e TV não apresentaram nenhuma solução na última rodada da campanha salarial, realizada na sexta-feira (06/06). Foram mantidas as cláusulas da proposta anterior,consideradas insuficientes pela categoria,que rejeitou em assembléia.