Projeto pode transformar um antigo sonho em realidade
O que era sonho para os empresários iguaçuanos pode se transformar em realidade. Nova Iguaçu tem um dos principais aeródromos da rede aeroviária do Estado do Rio de Janeiro, que precisa de melhorias para responder as expectativas dos seus usuários. Em 2001 foi criado um projeto por uma equipe de profissionais que desenvolveu metas e objetivos para realização do aeródromo em Nova Iguaçu. O principal objetivo é reabrir o Aeroclube para que o projeto do aeródromo e o aeroporto não fique somente no papel. Para que os nossos leitores do CL entendam melhor sobre o aeródromo e o futuro aeroporto resolvemos dá continuidade a matéria anterior e entrevistar o presidente do Clube Carioca de Voo a Vela, o comandante Jayme Miranda.“O projeto começou em 2001 com Antônio Sampaio Netto (diretor do projeto),Júlio César Picozzi (designer e arquiteto),Washington Coimbra-(calculista),Fabiana Manzoni (engenheira),Welson Sampaio(engenheiro),Walmir Oliva-(engenheiro),Antonio Braga Coscarelli-(coordenador, já falecido)e eu. O meu objetivo era gerar empregos. O projeto foi desenvolvido para 19 mil empregos diretos e indiretos. Na primeira fase do projeto nós iríamos construir 30 hangares alcançando os empresários que já estão no aeródromo que são: Starflight, que melhoraria o ambiente de trabalho, e Hag.Tec..Algumas empresas francesas,americanas, alemães e russas queriam se instalar nas dependências de Nova Iguaçu. O total do projeto seria de 90 hangares com as seguintes medidas: hangares 35mx30m, 45mx30m,30mx30m. Da década de 90 até 2002 havia cursos de pilotagem de avião,de piloto privado e comercial.Tínhamos curso de piloto de helicóptero,Aeroclube de Voo a Vela do Rio de Janeiro (A.V.V.RJ) e outros cursos, hoje não temos mais nada.”,comentou Jayme Miranda. Segundo Jayme, com a paralisação do projeto o Rio deixou de arrecadar milhões. Este projeto para Nova Iguaçu seria o Centro Logístico Sede Base e Suplemento para Bacia Petrolífera de Tupy e Carioca. “Teríamos ponte aérea S.Paulo- Nova Iguaçu,Brasília-Nova Iguaçu e Macaé-Nova Iguaçu. Daqui partiriam os helicópteros para as bacias Tupy e Carioca.Nós estamos melhor localizados do que o aeroporto de Jacarepaguá para suprir as bacias de Tupy e Carioca. Aqui seria a base de manutenção de todos os helicópteros da Petrobras, que utiliza os helicópteros americanos,russos e franceses. Pelo projeto, a pista seria alongada mais de 800m e ficaria com 1.962m. A classificação do aeródromo seria modificada para voos noturnos,e seria implantada sinalização noturna e diurna.Teríamos uma sala de embarque com padrões internacionais,com esteiras,sala AIS (onde os pilotos fazem os planejamentos de voos),sala administrativa, banheiros padronizados. O projeto na época foi apresentado ao Lindbergh Farias, ex-prefeito que simplesmente não deu importância e com isso deixou de gerar empregos para Nova Iguaçu. Um aeroporto em Nova Iguaçu representa aos empresários e a toda região um desenvolvimento econômico,criando empregos e mais benefícios para toda a cidade.Nós iremos trazer empresários para cá se houver segurança. O que foi planejado é que o aeroporto de Nova Iguaçu seria o mais seguro do Brasil,com sua área ao redor totalmente murada com 3m de altura e rede laminada de 1,50m. Com câmeras e sensores de 30 em 30 metros dando total segurança aos empresários do aeroporto.Espero que atual administração reveja a posição do aeródromo. Caso reabra iremos desenvolver 10 mil empregos diretos e indiretos.Os empresários contam com a reabertura. A partir do momento da implementação do projeto teremos um aeroporto.",concluiu Jayme Miranda,presidente do Clube Carioca de Voo a Vela.