Informatização agiliza matrículas na Rede Estadual

O ano está terminando. É o momento da renovação de matrícula. Pais e alunos da rede estadual não precisam ficar mais preocupados se haverá vaga ou não para seus filhos. Adquirir uma vaga na escola estadual é rápido e simples porque a matrícula é informatizada, o que torna as coisas mais fáceis no momento da matrícula. Para adquirir a uma vaga o candidato deverá acessar o site www.seeduc.rj.gov.br. Na página eletrônica haverá informações sobre como se inscrever, escolas com vagas disponíveis; idade para se inscrever em cada série ofertada; e quando e como confirmar a sua matrícula. Através do projeto Conexão Educação, com a iniciativa da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro e gestão do secretario de educação Wilson Risolia, foi criado este projeto com o objetivo de melhorar processos, permitindo que diretores, professores e funcionários das unidades escolares tenham mais tempo disponíveis para garantir uma educação de melhor qualidade.

Para que pais e estudantes saibam mais sobre matriculas e renovação na rede estadual, O CL foi a Secretaria de Estado de Educação Regional Metropolitana 1 de Nova Iguaçu e entrevistou Robson Lage, Diretor Regional Administrativo. “Estamos fechando o ano letivo de 2014 com muita alegria e satisfação. Em 2010 o resultado do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), uma avaliação bienal. Em 2009 nós estávamos em penúltimo lugar no ranking. Nós tivemos como meta um objetivo de que em 2013/2014 estaríamos entre os primeiros e conseguimos o 4º lugar. Quando o secretário Wilson Risolia assumiu essa pasta em 2011 fez uma reestruturação de toda a secretaria e um novo planejamento estratégico. Dentre as ações implementadas trouxe o processo seletivo, o principio da meritocracia. Foi uma reconstrução através de um novo planejamento estratégico, onde o secretario implementou novas ações. Como exemplo: o processo seletivo para ocupações de cargos e funções estratégicas, valorizando a transparência com acesso a esses cargos.” Segundo Robson, a Secretaria de Educação atualmente tem um sistema de informação que foi implementado na gestão do secretário de Educação Wilson Risolia. “O sistema é chamado de Conexão Educação. Hoje em dia, através da superintendência de planejamento da rede, nós temos de 2014 o mapeamento preciso da demanda para 2015, que se dá através da renovação de matrícula e a previsão de aprovação para o próximo ano. E com esses dados à rede estadual se prepara antecipadamente para atender essa demanda. Através dessa Conexão da pré-matrícula e dessas ações da superintendência o aluno não perde sua vaga. As ações implementadas pela secretaria garantem vaga para todo os alunos da rede estadual.” Os documentos necessários para as inscrições de 2015 é o básico. “Assim que é feita a matricula é lançado no sistema Conexão. Todas as informações são ligadas ao aluno no ato da matricula e lançada a Conexão para este aluno. Estar matriculado é um direito inerente à condição do aluno.Está garantida. Os pais não precisam se preocupar com a vaga,porque está garantida a todos os interessados que poderão ir às unidades escolares, regionais ou ainda efetivar essa matrícula pela internet no site www.seeduc.rj.gov.br A educação do Estado melhorou. Isto não é discurso,isto é fato. Hoje nós temos grande migração de alunos das escolas particulares para unidades estaduais, o que reafirma essa percepção da melhoria da qualidade da educação pública em nosso Estado.”,concluiu Robson Lage, diretor Regional Administrativo da Secretaria de Educação de Nova Iguaçu.

 

 

Polícia Militar vem combatendo o tráfico de drogas

A polícia militar apreendeu no dia 8 de julho, na Rua Floresta Miranda, bairro do K11, Nova Iguaçu três elementos que portavam 260 sacolés de cocaínas, 45 pedras de crack, 215 sacolés de maconha. Os elementos foram conduzidos a DP e foram autuados no art.33 da Lei 11343/06 permanecendo presos.

Granada é encontrada no bairro do Paiol

Policiais encontraram na manhã do dia 8 de julho, uma granada na Rua Capitão Alfredo Antunes, bairro do Paiol, Nilópolis. Uma guarnição esteve no local e observou que a granada estava com pino e alça. Devido ao grande fluxo de pessoas que passavam por ali, para a segurança das pessoas a granada foi encaminhada ao 57º DP onde foi apreendido.

Segurança para Nova Iguaçu

O 20º Batalhão da Polícia Militar de Mesquita está fazendo um trabalho de qualidade na segurança dos bairros de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. O Tenente Coronel Dantas tem atuado com a sua equipe de policiais na segurança da população. Vem ocorrendo repreensão de bailes funk irregulares no interior de comunidades, a exemplo Buraco do Boi.

Repórteres exercem dupla função

O Sindicato dos Jornalistas do Município e o Sindicato dos Radialistas do Estado neste mês de maio informou ao Ministério do Trabalho sobre o acúmulo de função de repórteres cinematográficos, que são pressionados a trabalhar como auxiliares de câmera, conforme denúncia da Comissão de Empregados. A Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Acerp) – fornecedora de conteúdo para a TV Brasil – e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) serão convocadas para mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho. Esta é a segunda vez que a Acerp é denunciada ao Ministério do Trabalho pelo Sindicato dos Jornalistas em menos de dois anos.

Direitos da Mulher completa um ano

Nilópolis comemorou no dia 27 de agosto com as superintendências municipais dos Direitos da Mulher e da Promoção de Igualdade Racial, o aniversário de um ano da Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a entrega de certificados do curso Negras Criativas.

Palestra sobre deficiente visual no MAB de Nova Iguaçu

No dia 27 de setembro às 14hs, o MAB estará realizando uma reunião para pessoas com deficiência visual. O palestrante é Alexandre do Sindicato de Deficiente Visual do Rio de Janeiro.

Quem está online
Nós temos 1 visitante online
Contador de Acessos
Visualizações de Conteúdo : 354982
Clima Tempo

Empresas de rádio e TV recusam negociar salário digno para jornalistas

Os representantes das empresas de rádio e TV não apresentaram nenhuma solução na última rodada da campanha salarial, realizada na sexta-feira (06/06). Foram mantidas as cláusulas da proposta anterior,consideradas insuficientes pela categoria,que rejeitou em assembléia.