Usuários exigem melhorias no transporte público e condenam o trânsito caótico
Ônibus atrasados e trânsito parado. Esta é a rotina dos cidadãos iguaçuanos que dependem todos os dias de um transporte público para se locomover para o trabalho. Além ficar horas e horas em engarrafamentos ainda têm que enfrentar as dificuldades do transporte público que mesmo com os aumentos das passagens continuam sem oferecer conforto aos passageiros. No último dia 21 de maio, o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana Rubens Borborema e o diretor de Projetos da Secretaria de Transporte Marcelo Rezende, estiveram na Câmara de Dirigentes e Lojistas de Nova Iguaçu (CDL) para falar sobre a mudança do transporte em Nova Iguaçu. O CL foi às ruas e entrevistou algumas pessoas para saber se elas estão satisfeitas com o transporte público em Nova Iguaçu.
“Os motoristas poderiam ser mais educados com os estudantes e passageiros. Ás vezes o motorista nos impede de entrar no ônibus pela falta do RioCard. Se não tivermos o cartão não podemos entrar. Eu acho um absurdo o estudante pagar a passagem”, disseram Pámela, 15 anos e Vitória, 13 anos, estudantes. As irregularidades nos transportes, como atrasos nas viagens e falta de elevadores nos coletivos tem sido uma das reclamações dos usuários. “O meio de transporte na Rua Bernardino de Mello é legal. Agora do outro lado, na Via Light,Posse,Corumbá e Av. Henrique Duque Estrada Mayer são as vias mais precárias. Eu moro em Corumbá. Quando e saio de casa para Nova Iguaçu eu levo 1 hora. Em compensação quando eu vou para Paracambi eu gasto 30 minutos. Eu não estou satisfeito com o transporte público dessa maneira. Deveria aumentar a quantidade de ônibus na cidade para satisfazer as necessidades dos passageiros. E alargar a Av. Henrique Duque Estrada Mayer. Este projeto apresentado pelo secretário de Transporte irá melhorar mas vai demorar muito. Eles prometem uma coisa que não irão cumprir. Como realizar as obras no período de 6 meses a 1 ano? Necessitamos o mais rápido possível de mudanças no transporte e no trânsito. Falta profissionalismo e educação dos motoristas no tratamento com os idosos, estudantes e deficientes.”, esclareceu Eduado Mota, 31 anos, supervisor de produção. A maioria dos passageiros está indignada com algumas linhas de ônibus. “Nós aguardamos mais de 1 hora na fila esperando o ônibus. O motorista não abre as portas para os idosos e nem pessoas com criança no colo. Até eles abrirem as portas temos que ficar esperando do lado de fora com sol ou chuva. Os motoristas são ignorantes. E muitas vezes não esperam o passageiro saltar e sai arrancando com o carro. Deveria ter mais ônibus circulando nesta linha da Cerâmica.”, falou Letícia Sousa, 25 anos, auxiliar de vendas. Os ônibus em Nova Iguaçu não oferecem aos passageiros nenhuma comodidade. “O serviço é precário. Nos dias de sábado e domingo são apenas dois ônibus na linha. No Geneciano tem apenas um ônibus. Aguardamos 2 horas à espera do ônibus. Passamos sufoco na fila e no trajeto. Precisamos de uma melhora o mais rápido.”, disse Cristiane Silva, 40 anos, professora. As pessoas não aguentam mais engarrafamentos e a falta de respeito do transporte público. “A Mobilidade urbana está péssima. Nova Iguaçu cresceu, mas não se preparou para este desenvolvimento. O trânsito na Posse é complicado. O projeto da Via Light foi para facilitar a locomoção dos veículos descongestionando o entorno das outras vias. Porém, isto não está acontecendo. E o transporte público não tem sido favorável para os passageiros.”, comentou Carlos Espíndola, 31 anos, empresário. “O transporte público é péssimo. Eu trabalho em Nova Iguaçu e moro em Niterói. E só tem uma empresa de ônibus para atender os usuários.”,concluiu Renata,professora.