Novembro Azul tenta disseminar combate ao câncer de próstata e vencer preconceitos

Melhor prevenir do que remediar. Estamos falando do combate ao câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália em 2003. A campanha do "Novembro Azul" foi criada por entidades não governamentais direcionadas à sociedade para conscientizar os homens a importância dos exames de prevenção que devem começar a partir dos 45 anos e realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.  Esta campanha vem ajudando a quebrar o preconceito masculino de ir ao médico. Quanto mais cedo se der a prevenção, é melhor, porque irá diagnosticar precocemente o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, é 17 de novembro. Um dos problemas que ocorre, para que o exame seja realizado, ainda é a falta de informação.

E o outro é o preconceito com o exame de toque retal, que costuma ser motivo de chacota entre alguns homens. Durante todo o mês de novembro esta campanha estará acontecendo para conscientizar os homens sobre o câncer de próstata. A reportagem do CL esteve na Associação Médica de Nova Iguaçu e entrevistou o Dr.Abdallah Elias Rizk, urologista que nos falou sobre como prevenção do câncer de próstata. "O câncer de próstata tem aumentado principalmente em homens acima de 45 anos e 50. Mas melhorou de uns anos para cá. Os homens começaram a procurar o urologista com mais freqüência. Isto tem detectado a doença em um nível mais precoce. Quando é detectado bem no inicio ajuda no tratamento. O Novembro Azul volta-se para conscientizar o homem a fazer o exame da próstata para detectar o câncer precocemente iniciar o tratamento. A estimativa é de 65 mil novos casos no Brasil por ano. Na verdade, há uns 15 anos atrás se detectava menos câncer porque havia uma menor conscientização da prevenção.",disse Dr. Abdallah. Segundo os dados estatísticos o câncer de próstata pode causar alguns sintomas em estágio avançado como fluxo urinário fraco ou interrompido, dor ou ardor durante a micção, vontade de urinar frequentemente à noite, impotência, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés, entre outros sintomas. "A partir dessa campanha houve um aumento na procura pela prevenção. Há hospitais públicos que viabilizam o tratamento, isto é, hospital que tenha serviço de urologia. Aqui em Nova Iguaçu nós temos os ambulatórios referenciados para realizar os exames preventivos. Um deles é o Vasco Barcelos.",falou Dr. Abdallah. Ainda há muito preconceito e falta de informação dos homens em relação a ida ao urologista e também ao exame. "Uma grande parte dos homens não procura o urologista por desconhecimento ou preconceito. A campanha Novembro Azul foi criada pela sociedade e algumas entidades não governamentais. A partir dessa campanha o índice de cura melhorou. Quero dizer que os homens a partir dos 45 anos não deixem de fazer o preventivo. Procure o seu urologista.",concluiu o Dr. Abdallah Elias Rizk.ndo

 

 

Polícia Militar vem combatendo o tráfico de drogas

A polícia militar apreendeu no dia 8 de julho, na Rua Floresta Miranda, bairro do K11, Nova Iguaçu três elementos que portavam 260 sacolés de cocaínas, 45 pedras de crack, 215 sacolés de maconha. Os elementos foram conduzidos a DP e foram autuados no art.33 da Lei 11343/06 permanecendo presos.

Granada é encontrada no bairro do Paiol

Policiais encontraram na manhã do dia 8 de julho, uma granada na Rua Capitão Alfredo Antunes, bairro do Paiol, Nilópolis. Uma guarnição esteve no local e observou que a granada estava com pino e alça. Devido ao grande fluxo de pessoas que passavam por ali, para a segurança das pessoas a granada foi encaminhada ao 57º DP onde foi apreendido.

Segurança para Nova Iguaçu

O 20º Batalhão da Polícia Militar de Mesquita está fazendo um trabalho de qualidade na segurança dos bairros de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. O Tenente Coronel Dantas tem atuado com a sua equipe de policiais na segurança da população. Vem ocorrendo repreensão de bailes funk irregulares no interior de comunidades, a exemplo Buraco do Boi.

Repórteres exercem dupla função

O Sindicato dos Jornalistas do Município e o Sindicato dos Radialistas do Estado neste mês de maio informou ao Ministério do Trabalho sobre o acúmulo de função de repórteres cinematográficos, que são pressionados a trabalhar como auxiliares de câmera, conforme denúncia da Comissão de Empregados. A Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Acerp) – fornecedora de conteúdo para a TV Brasil – e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) serão convocadas para mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho. Esta é a segunda vez que a Acerp é denunciada ao Ministério do Trabalho pelo Sindicato dos Jornalistas em menos de dois anos.

Direitos da Mulher completa um ano

Nilópolis comemorou no dia 27 de agosto com as superintendências municipais dos Direitos da Mulher e da Promoção de Igualdade Racial, o aniversário de um ano da Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a entrega de certificados do curso Negras Criativas.

Palestra sobre deficiente visual no MAB de Nova Iguaçu

No dia 27 de setembro às 14hs, o MAB estará realizando uma reunião para pessoas com deficiência visual. O palestrante é Alexandre do Sindicato de Deficiente Visual do Rio de Janeiro.

Quem está online
Nós temos 5 visitantes online
Contador de Acessos
Visualizações de Conteúdo : 351777
Clima Tempo

Empresas de rádio e TV recusam negociar salário digno para jornalistas

Os representantes das empresas de rádio e TV não apresentaram nenhuma solução na última rodada da campanha salarial, realizada na sexta-feira (06/06). Foram mantidas as cláusulas da proposta anterior,consideradas insuficientes pela categoria,que rejeitou em assembléia.