Suicídio foi tema de palestra de André Trigueiro na UNIG

A UNIG abriu suas portas no dia 7 de novembro, às 19 horas, e recebeu o jornalista André Trigueiro, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, pós-graduado em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina "Geopolítica Ambiental". È autor dos livros "Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise" "Mundo Sustentável – Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação", "Espiritismo e Ecologia", e um dos temas da palestra está no livro "Viver é a melhor opção – A Prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo". Segundo ele, o suicídio ainda é considerado um tabu. "Muitas pessoas não gostam de falar desse assunto que é o suicídio.

Problema em relação a tabus. A prevenção se faz com a informação. O suicídio é prevenível. Em 2014 ocorreram 804 mil casos de suicídios confirmados ou novo óbito a cada segundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no grupo de cada seis pessoas é registrada uma dor do ente querido:  a perda de um filho, mãe, avô, este tipo de situação leva as pessoas a cometerem o suicídio.  Isolam-se, ficam tristes e não sentem vontade de viver. No Brasil são 32 óbitos por dia. Existem lugares no Brasil onde o índice de suicídios é um absurdo! "O suicídio é caso de saúde pública no mundo e no Brasil.",disse Trigueiro. A maioria das pessoas desconhece que há uma prevenção contra o suicídio. "A sociedade precisa saber que as pessoas estão desistindo de viver. Há uma descoberta nova. 90% dos casos de suicídios são preveníveis porque estão associados a pessoas que tem problemas mentais, passíveis de tratamento. 33% dos casos consumados dizem respeito  à depressão. O importante é separar a depressão do estado depressivo. A depressão requer ajuda. "Segundo o IBGE, o Rio Grande do Sul é o estado recordista em suicídio com um aumento de número de jovens de 15 a 35 anos se matando".,comentou Trigueiro. Uma das maiores incidências do suicídio está entre os idosos. "A incidência de suicídios entre os idosos, estatisticamente, ocorre pela falta assistência e cuidado. Uma área nova da ciência é suicidologia. O suicídio pode ser prevenível, não podemos esquecer.Estamos atentos.Nós precisamos ser aliados em favor da vida.",concluiu André Trigueiro. A maioria das pessoas que estiveram na palestra, no final  interagiram com o palestrante com a ajuda de Magui Quintela, diretora da Fraternidade Oficina do Amor, que foi a mediadora das perguntas. Estiveram presentes, a Fraternidade Oficina do Amor, com Valéria Augusto, voluntária que abriu o evento. Também o Abrigo Luz de Escol com presidente Franklin Pacheco que presenteou Trigueiro com uma obra de arte.  Nos dias 14 e 15 de novembro no horário das 13h30 às 18h30  foi realizado um curso gratuito para formação de voluntários Centro de valorização da Vida (CVV), o endereço Avenida Governador Portela nº 382, Patronato. Mais informações pelo telefone 3076-3177.

 

 

Polícia Militar vem combatendo o tráfico de drogas

A polícia militar apreendeu no dia 8 de julho, na Rua Floresta Miranda, bairro do K11, Nova Iguaçu três elementos que portavam 260 sacolés de cocaínas, 45 pedras de crack, 215 sacolés de maconha. Os elementos foram conduzidos a DP e foram autuados no art.33 da Lei 11343/06 permanecendo presos.

Granada é encontrada no bairro do Paiol

Policiais encontraram na manhã do dia 8 de julho, uma granada na Rua Capitão Alfredo Antunes, bairro do Paiol, Nilópolis. Uma guarnição esteve no local e observou que a granada estava com pino e alça. Devido ao grande fluxo de pessoas que passavam por ali, para a segurança das pessoas a granada foi encaminhada ao 57º DP onde foi apreendido.

Segurança para Nova Iguaçu

O 20º Batalhão da Polícia Militar de Mesquita está fazendo um trabalho de qualidade na segurança dos bairros de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. O Tenente Coronel Dantas tem atuado com a sua equipe de policiais na segurança da população. Vem ocorrendo repreensão de bailes funk irregulares no interior de comunidades, a exemplo Buraco do Boi.

Repórteres exercem dupla função

O Sindicato dos Jornalistas do Município e o Sindicato dos Radialistas do Estado neste mês de maio informou ao Ministério do Trabalho sobre o acúmulo de função de repórteres cinematográficos, que são pressionados a trabalhar como auxiliares de câmera, conforme denúncia da Comissão de Empregados. A Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Acerp) – fornecedora de conteúdo para a TV Brasil – e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) serão convocadas para mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho. Esta é a segunda vez que a Acerp é denunciada ao Ministério do Trabalho pelo Sindicato dos Jornalistas em menos de dois anos.

Direitos da Mulher completa um ano

Nilópolis comemorou no dia 27 de agosto com as superintendências municipais dos Direitos da Mulher e da Promoção de Igualdade Racial, o aniversário de um ano da Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a entrega de certificados do curso Negras Criativas.

Palestra sobre deficiente visual no MAB de Nova Iguaçu

No dia 27 de setembro às 14hs, o MAB estará realizando uma reunião para pessoas com deficiência visual. O palestrante é Alexandre do Sindicato de Deficiente Visual do Rio de Janeiro.

Quem está online
Nós temos 83 visitantes online
Contador de Acessos
Visualizações de Conteúdo : 83411
Clima Tempo

Empresas de rádio e TV recusam negociar salário digno para jornalistas

Os representantes das empresas de rádio e TV não apresentaram nenhuma solução na última rodada da campanha salarial, realizada na sexta-feira (06/06). Foram mantidas as cláusulas da proposta anterior,consideradas insuficientes pela categoria,que rejeitou em assembléia.