Ginecologista alerta gestantes para os riscos da microcefalia


Quando o cérebro do bebê está sendo formado. As doenças que causam a microcefalia são: toxoplasmose, rubéola e citomegalovírus, entre outras. Também tem outros causadores que são o abuso do álcool e drogas ilícitas na gestação e também, conforme a genética, a síndrome de dow. A doença pode ser descoberta ainda na gestação pela ultrassonografia.Os médicos conseguem medir o crânio do feto e ver se estar menor do que o esperado.

Os médicos (as) da Baixada, principalmente em Nova Iguaçu,estão em alerta com esta doença. Segundo a Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, são 382 casos suspeitos de zika vírus. Até o dia 9 de dezembro foram registrados 582 casos suspeitos de zika vírus. Quatorze mulheres grávidas do município haviam sido registradas com suspeita de zika.  A reportagem do CL esteve no consultório para entrevistar a Dra Manne Barenco Acetti David, ginecologista e obstetra que nos falou sobre a microcefalia e o ika vírus. “Na microcefalia o cérebro se desenvolve menos a caixa craniana não cresce. A transmissão ocorre através da placenta que vai para a corrente sanguínea do bebê, e daí para o sistema nervoso central. Então, a cabeça fica menor e a caixa craniana também, e as conseqüências podem ser muitas. Ela causa anormalidade no crescimento do cérebro dentro da caixa craniana. É necessário que as gestantes fiquem atentas e façam corretamente o pré-natal e todos os exames indicados pelo seu médico (a). È bom ter um acompanhamento do profissional. Um outro fator é não consumir bebida alcoólica ou qualquer tipo de droga. Também evitar o contato com pessoas com febre, manchas vermelhas pelo corpo ou infecções. O importante é proteger-se do mosquito. E sempre manter janelas fechadas ou colocar telas para inibir a entrada. A microcefalia pode acarretar seqüelas irreversíveis para toda a vida, como dificuldades de raciocínio e incapacidade de locomoção. Até o momento não existe tratamento para doença. Aquelas mulheres que querem engravidar devem esperar pelo menos passar este período”,disse Dra Manne. Segundo o Ministério da Saúde (MS) já são aproximadamente 231 casos,somente este ano no Nordeste. Um dos fatores que tem preocupado os médicos, que além do zica vírus, a sua transmissão pode também não acontecer somente pelo mosquito aedes aegypti, que também transmite a dengue e o chikungunya. Entretanto, por meio de relação sexual e aleitamento materno, “o vírus pode ser transmitido através do esperma. Outro problema é que a pessoa pode ter infecção sem aparecer sintoma algum. Não há exame que detecte a presença do vírus”, concluiu Dra. Manne Babenco.

 

 

Polícia Militar vem combatendo o tráfico de drogas

A polícia militar apreendeu no dia 8 de julho, na Rua Floresta Miranda, bairro do K11, Nova Iguaçu três elementos que portavam 260 sacolés de cocaínas, 45 pedras de crack, 215 sacolés de maconha. Os elementos foram conduzidos a DP e foram autuados no art.33 da Lei 11343/06 permanecendo presos.

Granada é encontrada no bairro do Paiol

Policiais encontraram na manhã do dia 8 de julho, uma granada na Rua Capitão Alfredo Antunes, bairro do Paiol, Nilópolis. Uma guarnição esteve no local e observou que a granada estava com pino e alça. Devido ao grande fluxo de pessoas que passavam por ali, para a segurança das pessoas a granada foi encaminhada ao 57º DP onde foi apreendido.

Segurança para Nova Iguaçu

O 20º Batalhão da Polícia Militar de Mesquita está fazendo um trabalho de qualidade na segurança dos bairros de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. O Tenente Coronel Dantas tem atuado com a sua equipe de policiais na segurança da população. Vem ocorrendo repreensão de bailes funk irregulares no interior de comunidades, a exemplo Buraco do Boi.

Repórteres exercem dupla função

O Sindicato dos Jornalistas do Município e o Sindicato dos Radialistas do Estado neste mês de maio informou ao Ministério do Trabalho sobre o acúmulo de função de repórteres cinematográficos, que são pressionados a trabalhar como auxiliares de câmera, conforme denúncia da Comissão de Empregados. A Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Acerp) – fornecedora de conteúdo para a TV Brasil – e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) serão convocadas para mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho. Esta é a segunda vez que a Acerp é denunciada ao Ministério do Trabalho pelo Sindicato dos Jornalistas em menos de dois anos.

Direitos da Mulher completa um ano

Nilópolis comemorou no dia 27 de agosto com as superintendências municipais dos Direitos da Mulher e da Promoção de Igualdade Racial, o aniversário de um ano da Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a entrega de certificados do curso Negras Criativas.

Palestra sobre deficiente visual no MAB de Nova Iguaçu

No dia 27 de setembro às 14hs, o MAB estará realizando uma reunião para pessoas com deficiência visual. O palestrante é Alexandre do Sindicato de Deficiente Visual do Rio de Janeiro.

Quem está online
Nós temos 23 visitantes online
Contador de Acessos
Visualizações de Conteúdo : 83306
Clima Tempo

Empresas de rádio e TV recusam negociar salário digno para jornalistas

Os representantes das empresas de rádio e TV não apresentaram nenhuma solução na última rodada da campanha salarial, realizada na sexta-feira (06/06). Foram mantidas as cláusulas da proposta anterior,consideradas insuficientes pela categoria,que rejeitou em assembléia.