Cultura

Do Afroreggae  à Secretário de Cultura e Turismo

 

Extrovertido, alegre e muito determinado, assim é Écio Sales, Secretário de Cultura de Nova Iguaçu. Atento em tudo que faz, sempre descobrindo coisas novas e tentando criar relações e parcerias para que seus projetos se realizem. Em entrevista ao site knoticias.online, Écio foi totalmente atencioso e receptivo.

Nascido no bairro de Olaria-Rio de Janeiro, onde viveu até completar maior idade, depois foi morar na Tijuca e Catete, atualmente reside no bairro do Méier. Formado em Letras pela Universidade UFRJ, mestrado e doutorado pela UFF. Em 2007, Écio foi convidado a fazer parte da Prefeitura de Nova Iguaçu, por Marcus Vinícius Faustini,  o ex-Secretário de Cultura.
A amizade entre Ècio e Marcos Vinícius não é de hoje, sempre tiveram contato desde a juventude, participaram do movimento estudantil durante dois anos e meio, - “Foi muito importante ter vivido este período, para mim foi uma escola. Mantenho até hoje a importância da militância e da coletividade”. Écio, foi Secretário Adjunto de Nova Iguaçu, escritor e pesquisador do PACC-UFRJ. Uma parte de sua caminhada no meio cultural vem da sua participação no afroreggae, “fui convidado pelo meu amigo Júnior, para fazer parte do jornal, onde fui editor, e a partir daí formou-se o afroreggae. Trabalhei durante alguns anos ali e foi muito importante, era como uma família.” Écio Salles, assumiu o cargo de Secretário de Cultura no dia 22 de junho deste ano, no Teatro Silvio Monteiro, em Nova Iguaçu, a abertura do evento foi chamado “Livro Livre”. Isto porque sempre esteve à frente com o grupo da cultura, e sempre apoiou todo o movimento. A sua luta pela cultura é constante, a frente de vários projetos como “Palavras ao Vento”, onde poetas da cidade compartilham suas poesias com os moradores. Para nos despedirmos de Écio Sales, resolvemos fazer algumas perguntas sobre  os projetos na área da Cultura e Turismo.

KNO -  Quais são os seus projetos para o segundo semestre de 2010?
Écio   -  Eu tenho tarefas, consolidar e avançar nos projetos culturais. Criação de um novo “Livro Livre”, espaço novo chamado Movimento do Negro, onde as pessoas se permitam e se sintam a vontade em falar sobre cultura e raça, se contribuirmos com a parceria de educação teremos grandes resultados no Movimento Negro.

KNO -  Qual a melhor maneira de levar a cultura às Comunidades carentes de Nova Iguaçu? 
Écio -   Difundir as possibilidades que o poder público disponibiliza. Nós fomos aos bairros e falamos com os moradores sobre cultura, se pararmos para pesar a cultura não  está somente nos livros, músicas, e tantas outras coisas. As próprias rezadeiras em um ato religioso fazem parte da cultura em exercer suas rezas e crenças. Nós apoiamos o funk, hip hop, até mesmo a música erudita.

KNO  -   Como o Secretário vê o Turismo em Nova Iguaçu?
Écio  -   Estamos meio parados com o turismo, sabemos que temos pontos turísticos maravilhosos como Tinguá, Serra do Vulcão e outros, mas pretendemos atender ao público de maneira positiva. Temos um grupo de aventureiros em nossa região que faz um excelente trabalho, por isso, resolvemos criar uma forma de parceria com o meio ambiente e começamos a caminhar nessa área de turismo. 
KNO -  Ainda em relação ao turismo, o que poderia ser feito para chamar a atenção dos visitantes a Cidade de Nova Iguaçu?
Écio -  Criar um edital para fortalecer a divulgação, estruturar a região de Tinguá e a criação de turismo com muitas aventuras, onde os visitantes seriam levados à conhecer a grandeza que é Nova Iguaçu.

KNO  -  O que é ser Secretário de Cultura?
Écio  - É assumir uma responsabilidade enorme, onde a cultura é uma das forças expressivas e produtiva. Gosto de fazer o que faço e me sinto muito bem. 

KNO  -  Quem é Écio Sales?
Écio  -   Um pai apaixonado pelas minhas duas filhas e minha esposa, sou curioso, gosto sempre de estar discutindo coisas novas. Estou sempre atento a cultura e tentando criar relações para fazer com que as coisas aconteçam.

KNO  -  Nas horas vagas o que costuma fazer?
Écio  -  Ler, ir ao cinema, jogar futebol, ficar com a minha família e curtir a vida com elas.    


 

 

Polícia Militar vem combatendo o tráfico de drogas

A polícia militar apreendeu no dia 8 de julho, na Rua Floresta Miranda, bairro do K11, Nova Iguaçu três elementos que portavam 260 sacolés de cocaínas, 45 pedras de crack, 215 sacolés de maconha. Os elementos foram conduzidos a DP e foram autuados no art.33 da Lei 11343/06 permanecendo presos.

Granada é encontrada no bairro do Paiol

Policiais encontraram na manhã do dia 8 de julho, uma granada na Rua Capitão Alfredo Antunes, bairro do Paiol, Nilópolis. Uma guarnição esteve no local e observou que a granada estava com pino e alça. Devido ao grande fluxo de pessoas que passavam por ali, para a segurança das pessoas a granada foi encaminhada ao 57º DP onde foi apreendido.

Segurança para Nova Iguaçu

O 20º Batalhão da Polícia Militar de Mesquita está fazendo um trabalho de qualidade na segurança dos bairros de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis. O Tenente Coronel Dantas tem atuado com a sua equipe de policiais na segurança da população. Vem ocorrendo repreensão de bailes funk irregulares no interior de comunidades, a exemplo Buraco do Boi.

Repórteres exercem dupla função

O Sindicato dos Jornalistas do Município e o Sindicato dos Radialistas do Estado neste mês de maio informou ao Ministério do Trabalho sobre o acúmulo de função de repórteres cinematográficos, que são pressionados a trabalhar como auxiliares de câmera, conforme denúncia da Comissão de Empregados. A Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto (Acerp) – fornecedora de conteúdo para a TV Brasil – e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) serão convocadas para mesa redonda na Delegacia Regional do Trabalho. Esta é a segunda vez que a Acerp é denunciada ao Ministério do Trabalho pelo Sindicato dos Jornalistas em menos de dois anos.

Direitos da Mulher completa um ano

Nilópolis comemorou no dia 27 de agosto com as superintendências municipais dos Direitos da Mulher e da Promoção de Igualdade Racial, o aniversário de um ano da Posse do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a entrega de certificados do curso Negras Criativas.

Palestra sobre deficiente visual no MAB de Nova Iguaçu

No dia 27 de setembro às 14hs, o MAB estará realizando uma reunião para pessoas com deficiência visual. O palestrante é Alexandre do Sindicato de Deficiente Visual do Rio de Janeiro.

Quem está online
Nós temos 4 visitantes online
Contador de Acessos
Visualizações de Conteúdo : 348612
Clima Tempo

Empresas de rádio e TV recusam negociar salário digno para jornalistas

Os representantes das empresas de rádio e TV não apresentaram nenhuma solução na última rodada da campanha salarial, realizada na sexta-feira (06/06). Foram mantidas as cláusulas da proposta anterior,consideradas insuficientes pela categoria,que rejeitou em assembléia.