Katia Cavalcante
Fora dos estádios, iguaçuanos lotam os bares da cidade para torcer pelo Brasil
Telão e muitas cadeiras e mesas espalhadas nas ruas, bandeiras verde-amarela para emocionar ainda mais os torcedores. Alguns bares, pizzarias e restaurantes para chamar a atenção do público para assistir os jogos da Copa resolveram investir caprichando na decoração com televisores de led espalhados por todo o ambiente, e com apresentação de grupo de pagode.Os telões tem feito a alegria dos torcedores em Nova Iguaçu.
Governo Municipal exige mais agilidade do sistema de segurança em Nova Iguaçu
Policiais civil e militar de Nova Iguaçu reforçam a segurança durante a Copa
Rádio Catedral transmite pela primeira vez a festa de Santo Antônio
Presidente da Liga diz que Copa do Mundo pode trazer benefícios para o futebol brasileiro
Comércio espera que venda de televisores atinja o seu pico na semana da Copa
Torcedor revela pouca empolgação a 7 dias da Copa do Mundo
|
Ônibus sendo assaltados, veículos furtados. Esta tem sido a rotina dos moradores de Nova Iguaçu. A convivência com os assaltos já passou a ser rotina para os moradores dos bairros da periferia, como Cerâmica, Miguel Couto, Austin, Comendador Soares e também no centro, em área nobre como Av.Dr. Mário Guimarães. Os assaltos são presenciados pelos moradores que observam que no momento em que o vizinho vai estacionar o carro em seu condomínio ou na garagem de sua residência são abordados por marginais.
A euforia está tomando conta da cidade. Serão 31 dias de Copa do Mundo, e a população da Baixada já começou as festividades nas ruas, nos bares, nos shoppings, clubes e residências. Mas e a segurança iguaçuana, como fica? Durante este período à maioria das pessoas se ausenta de sua residência para vibrar com os vizinhos ou até mesmo ir comemorar em outro local, e os bandidos aproveitam esse momento para praticarem alguns delitos.
Uma festa que já virou tradição para o povo iguaçuano. Para os devotos de Santo Antônio, o mês de junho é sagrado. Todos se preparam para homenagear o padroeiro da cidade de Nova Iguaçu. É uma semana de festa, com comemoração e devoção a Santo Antônio. O dia dedicado ao santo será na sexta-feira, 13 de junho. Neste dia é feriado municipal. Este ano a prefeitura de Nova Iguaçu resolveu alterar o endereço da tradicional festa interditando várias ruas no Centro para facilitar a passagem de pedestres e a procissão do padroeiro.
Alegria e indignação esse tem sido o sentimento da maioria dos brasileiros nesta Copa do Mundo. Muitas manifestações ocorreram no país contra a Copa. Foram gastos bilhões para a maior festa acontecer neste país. Algumas prioridades para o bem estar da população, como saúde,educação,transporte público ficaram esquecidas. O país do futebol não poderia deixar de vibrar e se emocionar com milhões de brasileiros. Mesmo com todos os gastos o brasileiro quer vibrar e se alegrar com toda a equipe de jogadores que vem mostrando um futebol competitivo e de alto nível.
Os mais empolgados para Copa já estão se preparando para assistir uma bela imagem de preferência em casa ao lado da família e dos amigos. A venda de televisores vem crescendo de um mês para cá. Algumas lojas em Nova Iguaçu já tiveram um aumento de 30% desses aparelhos. A procura vem sendo pelos modelos mais caros devido à alta tecnologia e a qualidade na transmissão da imagem. O mais importante é satisfazer o cliente na hora da compra.
Lojas enfeitadas com bandeiras, camisas, boné, buzina,fogos de artifícios, e mesmo assim muitos brasileiros estão sem nenhuma empolgação nesta Copa do Mundo. O comércio se preparou para receber os turistas que estão chegando para curtir a Copa. Mas onde está a alegria nesta Copa? O palco está pronto para a festa mais a maioria dos brasileiros não faz questão de participar,ao que parece dessa empolgação midiática. No ano passado a população foi para as ruas reivindicar aumento de salários, qualidade na saúde, educação, transporte e principalmente os gastos excessivos para a realização da Copa no país. Um dos motivos de protesto que toma conta do Brasil é o alto custo da Copa de 2014.
Não adianta apenas pensar é momento de realizar. Quando lançamos a semente, esperamos que a partir dali nasça um fruto saudável e pronto a nos alimentar.